79 atletas ACP nos Rankings ITRA

O ACP tem 79 atletas (57 masculinos e 22 femininos) ativos na ITRA – International Trail Running Association e os dados que hoje publicamos revelam o entusiasmo e competência com que praticamos um desporto que cresce exponencialmente e cuja base de dados mundial já contabiliza mais de 2 milhões de praticantes (2.106.171 em 25/5/2022), dos quais 1.201.834 na Europa e 37.188 em Portugal.

Esta Organização mundial implementa um sistema de categorização e ordenação qualitativa dos praticantes e para o ACP é um orgulho constatar que 8 deles estão no 1% com melhor nível mundial, 14 nos 2% melhores, 37 (incluindo 3 mulheres) nos 10% melhores e 50 atingem o patamar dos 20% melhores do ranking mundial.

Muitos outros dados podem ser extraídos da lista que hoje tornamos pública e que espelha a realidade neste final de maio de 2022 (as listas são atualizadas constantemente à medida que os resultados de centenas de eventos que vão sendo realizados por todo o planeta são submetidos, aprovados e é atribuída a cada um um índice de qualidade segundo um algoritmo que tem por base o tempo do concorrente e a dificuldade da prova, não considerando a classificação).

Mais dados globais: 8 dos nossos atletas estão no nível Expert, 35 no Avançado, 29 no Intermédio e apenas 3 no Noviço. Temos 2 atletas acima dos 800 pontos e 9 no patamar 700 > 800, que já revela muita qualidade. A lista é global e o índice é semelhante para masculinos e femininos, o que obviamente prejudica as concorrentes femininas numa comparação direta, mas mesmo assim temos 8 no nível Avançado, particularmente significativo porque várias delas são veteranas de categorias mais avançadas, com longas carreiras que continuam e o índice é calculado a partir dos resultados dos últimos 3 anos e sem qualquer fator valorativo devido à idade.

A lista pode ser consultada aqui e está ordenada pela melhor pontuação absoluta, que consideramos a melhor maneira de valorizar todos os nossos praticantes, alguns deles com a prática de momento interrompida por motivos diversos.

Quer integrar esta Lista? É fácil. Junte-se à Alcateia, participe nos mais importantes eventos (que integrem o calendário da ITRA) e permita que o seu real valor fique evidenciado. Pela nossa parte agradecemos a cada um destes 79 atletas que nos últimos anos envergaram a nossa camisola e se inscreveram em eventos ITRA sob a sigla AC Portalegre / UTSM. Uivamos bem forte, como esta “fotografia”, compilada pelo técnico João Carlos Correia, mostra.

ACP com 57 atletas masculinos no Ranking ITRA
ACP com 22 atletas femiminos no Ranking ITRA
Pontuações ITRA dos 79 atletas ACP cotados (clique para aceder)

Os comentários estão fechados.

Website Built with WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: