“Substituam os medos por sonhos. Não sejam administradores de medos, mas sim empreendedores de sonhos”. Papa Francisco.
Emoção, muita emoção, no regresso do UTSM – Ultra Trail de São Mamede, que se realizou no passado fim-de-semana centrado no Jardim da Avenida da Liberdade em Portalegre, mas que percorreu, nos 7 eventos específicos associados, praticamente 125 Km de trilhos traçados no Parque Natural da Serra de São Mamede nos concelhos de Portalegre, Castelo de Vide e Marvão. Um evento grandioso pela sua dimensão e extensão, mas também, e são outros que o dizem e não nós que o organizamos, pela excelência da Organização e pelo Orgulho que incute em quem consegue terminá-lo e em todos que lhe estão associados, sejam voluntários, colaboradores, parceiros, familiares e equipas de apoio aos concorrentes e a população em geral.
O esforço organizativo é enorme num evento com 34 h de duração, 26 delas ininterruptas e que tem uma árdua preparação e desmontagem. Há que reunir os meios financeiros que permitam pagá-lo e há que reunir as pessoas necessárias que permitam realizá-lo. Tudo isso foi possível, pela 11.ª vez e após um ano de interregno. A Direção do ACP agradece a todos os que uma vez mais fizeram história erguendo e burilando este verdadeiro monumento desportivo e personifica esse agradecimento na pessoa do novo Diretor Técnico, Bruno Manuel Neves, que recebeu uma pesada herança, mas que esteve à altura da exigência e conseguiu olear a pesada máquina para que na altura certa entrasse em velocidade de cruzeiro e ainda inovar com distâncias novas e apostando na mudança da Vila UTSM do Estádio dos Assentos para o centro da cidade, que se revelou uma mais-valia.
Houve momentos arrepiantes como os que homenagearam o malogrado Vicente Albuquerque, cujo falecimento prematuro e recente também contribuiu para uma ainda maior união, não só dentro do clube, mas também em toda a cada vez mais extensa comunidade desportiva da região. O balanço total interno será feito no tempo oportuno dentro dos órgãos sociais do clube, mas após este recomeço tão auspicioso não há como não dar continuidade ao evento. Gratos pois a todos os que nos patrocinaram ou de alguma forma colaboraram com o UTSM e uma menção especial aos concorrentes e aos voluntários. Os concorrentes foram extraordinários pela quantidade e capacidade revelada, pela preparação adequada com que compareceram e pela extrema simpatia com que nos brindaram e agradeceram; os voluntários são a inspiração que a nossa sociedade atual tanto precisa: disponibilidade, empatia, serviço desinteressado ao semelhante, sorriso rasgado no rosto, sentido de humor, capacidade de trabalho até à extenuação, sentido de missão, dar sem receber, comprometimento. Verdadeiramente inspiradores.
Bem hajam todos os que possibilitam a existência e continuidade do UTSM – Ultra Trail de São Mamede. Contamos com todos para as próximas edições. Tragam outro amigo também.
(Três notas suplementares: Primeira – milhares de fotos, vídeos e depoimentos vários podem ser encontrados a partir da nossa página no Facebook e também na oficial utsm.pt bem como num dos 3 fotógrafos oficiais do evento: Fotos do Zé. As fotos do Ivo Batista e do João Martins estão na página do Facebook. Os resultados oficiais com os 820 classificados de 159 equipas e 15 nacionalidades estão no site da Stop and Go. Segunda – em 2026 não guardem para o final as inscrições. É aborrecido termos que dizer não a quem se pretende inscrever na última semana, mas as inscrições estão abertas ao longo de meses e toda a logística técnica não se compadece com “últimas horas”. Esperamos que o compreendam e possam evitar este constrangimento no futuro. Terceira – Um grande obrigado também ao São Pedro que nos deu tréguas durante os 3 dias do evento e já agora também a quem tenha permitido que o apagão energético não tivesse acontecido 24 h (ou 48 h) antes. A sorte protege os audazes. ).










Deverá estar ligado para publicar um comentário.