Filiados caem para quase metade

A FPA/AADP divulgou o número de filiados das últimas 5 épocas e, no que respeita ao distrito de Portalegre, a quebra foi quase de metade: 260, contra 463 em 2020 (menos 44%). No que respeita ao ACP – Atletismo Clube de Portalegre a quebra foi de 28% (63 este ano, 87 em 2020). Apresentamos 3 gráficos que elucidam a atual realidade que, não sendo ainda catastrófica – estamos ao nível de há 5 anos -, se se mantiver a quase total ausência de atividade competitiva pode quase “matar” a prática da nossa modalidade na região a curto prazo. Para além dos números há o sentimento de desmotivação instalado. Esperamos que novas perspetivas de combate à pandemia e, eventualmente, novas formas de competição permitam inverter esta trágica realidade. Não possuímos dados das outras AARR e doutras modalidades desportivas mas presumimos que a situação seja idêntica ou pior.

Nos últimos 5 anos o ACP tem sido o Clube do distrito com mais atletas filiados na Federação Portuguesa de Atletismo. Tal aconteceu também na negra época desportiva 2020/2021.
A vermelho o número de filiados do ACP, a azul o total de filiados na nossa associação distrital: Percentagem de “lobos” em relação ao total: 25%, 29%, 22%, 19%, 24%.
Há prática federada em 9 dos 15 concelhos do distrito, embora residual em 3 deles. Praticamente metade dos filiados são dos 6 clubes do concelho de Portalegre: ACP 63, CBP, 21, AJJ 19, CVS 17, PH 4 e C4E 1.

Os comentários estão fechados.

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: